243 769 614
A Nossa Freguesia

A Nossa Freguesia (4)

O Pinheiro das Areias tem cerca de 300 anos e é considerado o maior em Portugal, com um perímetro de 8 metros. Árvore monumental, classificada de interesse público, é um dos ex-libris da vila, figurando como brasão da freguesia.

Homenagem à obra As Viagens da Minha Terra, de Almeida Garrett. Painel de azulejos que retrata a personagem feminina Joaninha dos Olhos Verdes, pela artista Maria Adelaide dos Santos, em 1940. O painel reproduz um trecho do livro: “Joaninha era certa em sua janela/ ali, muda e quedas/ escutava ela o vago cantar dos seus rouxinóis”.

Foto: Nuno Timóteo

Este Pombal pertencia à Quinta do Desembargador, conhecida por Quinta das Rebelas. Não sendo ainda propriedade da Freguesia, importa que tal se concretize e que este património colectivo histórico do Vale de Santarém seja preservado.

Fonte:http://movecologsita.blogspot.pt/

Fontes de Três Bicas e de Uma Bica - verdadeiras relíquias da nossa terra, que continuam a deitar água há muitas décadas, sem parar, todo o ano. Históricas, imperdíveis, não só pela água que deitam, não só pelo facto de serem fontes conhecidas, mas também por serem espaços que marcaram as gentes da terra, por serem de convivência, de aprendizagens, de iniciação a muitos aspectos da vida, inclusive para gente de outras terras em volta, que ainda hoje continuam a acorrer ali, para colher água fresca, potável. Uma riqueza que começa a ser excepção, se considerarmos que, em tantas aldeias, as fontes secaram ou estão com água imprópria para beber.

Fonte: http://movecologsita.blogspot.pt/

Freguesia de Vale Santarém
Avenida Poeta João d'Aldeia, nº 4
2005-422 Vale de Santarém

Serviços

Facebook

IR PARA
TOPO
DMC Firewall is developed by Dean Marshall Consultancy Ltd
Utilizamos "cookies" para melhorar o desempenho e a sua experiência como utilizador. Ao continuar a utilizar este site estará a consentir a sua utilização. More details…